quarta-feira, 17 de março de 2010

Game 'Starcraft II' quer unir jogadores experientes e novatos


O lançamento d o game de estratégia em tempo real (RTS) “Starcarft II” é um dos mais aguardados dos últimos anos. Além de fazer 12 anos desde o lançamento de seu antecessor, a série criou uma legião de fãs dedicados, que jogam o título da Blizzard até hoje.

“Starcraft II” já está quase pronto. No momento, o título se encontra em teste fechado, com milhares de jogadores ao redor do mundo testando as novidades do título. A previsão é de que o jogo chegue ao PC na metade do ano.

O G1 entrevistou o responsável pela divulgação de "Starcraft II", Bob Colayco,  na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Ele conta sobre o tempo de desenvolvimento do jogo e sobre a nova versão sistema de jogos on-line Batte.net.

G1 - A equipe de produção pensou em incluir uma nova raça de seres em “StarCraft II?” Por que isso não aconteceu?
Bob Colayco -
O time de desenvolvimento conversou sobre a inclusão de uma nova raça no início da produção. O sentimento foi que, se fossem adicionar uma nova raça, não seria possível levar uma tensão maior para as três já existentes. Seria impossível ver os novos revursos e ahbilidades que elas têm no novo game. Então, focamos em pegar todas as ideias que o time teve para as três raças e colocar o jogo. Queremos que cada uma delas seja totalmente diferente do que foi visto no primeiro titulo.

G1 – “Starcraft II” terá um editor de mapas?
Colayco - Sim. Um editor de mapas estará incluso no game e ele será mais poderoso e mais flexível do que o existente em “Warcraft III”. Todos os jogos de estratégia em tempo real lançados depois de “Warcraft III” trouxeram excelentes editores de mapas. Cada vez mais eles se tornam melhores por conta das ferramentas disponíveis.

Os jogadores poderão criar sua própria Inteligência Artificial e inseri-la no game. Apresentamos alguns “mods” interessantes, como um que transforma “Starcraft II” em um jogo de tiro em terceira pessoa, apresentando todos os elementos do título original.

Estamos ansiosos para ver a criatividade dos jogadores e ver o que eles conseguirão criar no nosso título.

G1 – Na versão de testes de "Starcraft II", já existem muitos jogadores habilidosos que estão treinando todos os dias. Isso poderá assustar os jogadores mais novos?
Colayco - Este é o nosso grande desafio. Precisamos fazer com que os jogadores novo se sintam confortáveis ao participar de uma batalha on-line. Trouxemos novos elementos que os encorajarão a realizar confrontos pela internet. Um deles é não mandá-los diretamente em uma batalha contra outro jogador. Em vez disso, apresentamos uma explicação bem detalhada do jogo antes de qualquer outra coisa.

Haverá pequenos modos de desafio que se parecerão com minigames. Em um deles, você terá que se defender de ataques que vêm de todos os lados utilizando as unidades corretas. Assim, você aprenderá os novos elementos do título.

O sistema de criação de partidas on-line também selecionará jogadores do mesmo nível que o jogador, fazendo com que as partidas sejam equilibradas e que se ganhe experiência mais facilmente.

G1 - A nova rede de jogos on-line Battle.net será cobrada?
Colayco -
Há modelos de cobrança que só dão certo em regiões específicas do mundo. Um modelo de negócios que funciona nos EUA e na Europa pode não dar certo na China, por exemplo. Iremos adaptar o modelo de negócios do game de acordo com a região.

Mas quem comprar “Starcraft II” poderá jogar livremente e usar a Battle.net sem cobrança alguma.

G1 – Há quanto tempo “Starcraft II” está em desenvolvimento e por que demorou tanto tempo para o lançamento de uma sequência?
Colayco -
O mesmo time que desenvolveu “Starcraft” trabalhou em “Warcraft III” e “The frozen throne”. Por mais de 5 anos eles trabalharam em um game completo e uma expansão. Então, em 2003, eles começaram a pré-produção de “Starcraft II”, decidindo o que fazer com o titulo. Eles ainda ajudaram no desenvolvimento do MMO “World of warcraft”, para que ele fosse lançado dentro do prazo exigido.

O trabalho começou para valer em 2005. E leva tempo para que um jogo como este chegue a um nível que alcance as expectativas e padrões de qualidade da Blizzard, o cuidado com o balanceamento é muito importante. Temos expectativas altas com o que fazermos e os jogadores tem expectativas ainda maiores. Não queremos desapontá-los. Leva tempo para fazer o trabalho bem feito. Fazemos muitos testes com o produto e, se não deu certo, temos que começar tudo de novo.

G1 – Existe a possibilidade da Blizzard lançar “Starcraft II” no Brasil? 
Colayco - Não temos anuncio para fazer agora sobre um lançamento de “Starcraft II” no Brasil. Sempre olhamos a importância dos mercados e sabemos que há muito interesse por parte dos jogadores lá. Mas não temos nada para dizer agora. Estamos exploramos lugares diferentes e mercados diferentes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário